&&

Home
______________________________
Espécies
&&Puma
&&Onça-pintada
&&Tigre de Sumatra
&&Biodiversidade geral
______________________________

Expedições
______________________________

Download
______________________________

Notícias

&
28 de julho de 2015 - Comunicação na revista Cat News sobre confirmação fotográfica da presença de leopardo das Arábias em uma área remota de Oman, citando a publicação do diretor do Projeto Puma. Veja artigo completo aqui.

23 de julho de 2015 - Fim da expedição em busca de mamíferos na Floresta Nacional doJamari, em Rondônia. Verifique as fotos no Facebook, clicando aqui.&

&
06 de Maio de 2014. Viagem de pesquisa na Indonésia, para preparar a expedição do tigre de Sumatra. O projeto foi elaborado em parceria com a Biosphere Expeditions.

&
04 de Outubro de 2013. Simpóstio na Universidade do Estado de Nova York (SUNY) em Oswego.
Desde 2012 a SUNY Oswego envia estudantes para participarem das expedições, todo com bolsa do Laboratório Global. Eles recebem supervisão aqui para produção de um poster a ser apresentado no retorno ao seu país de origem.

2 de agosto de 2012 - A expedição para a Reserva Biológica de Sooretama terminou e um relatório está disponível na sessão 'download' (acima).

19 Jan 2012 - Um artigo sobre a recolonização de pumas no Brasil foi aceita pelo periódico Journal of Ecology and the Natural Environment da Academic Press. Mostra como a redução no desmatamento da Floresta Atlântica criou condições para os pumas recolonizarem áreas em que haviam sido extintos.É uma das poucas publicações no mundo a descrever a recolonização natural por um felino de grande porte em uma escala desta grandeza. Disponível aqui.

18 de Jan 2012 - O laboratório de Biologia Genômica e Melocular da PUCRS através do professor Dr. Eduardo Eizirik, da pós-doutoranda Taiana Haag, e da acadêmica Beatriz G. Lippert, estão analizando material fecal trazido do Oriente Médio, mais precisamente de Oman, para identificação das espécies. O trabalho de campo foi realizado em Janeiro de 2011, quando o Prof. Dr. Marcelo Mazzolli esteve naquele país por um mês para determinar a presença do leopardo das Arábias e de mamíferos simpátricos. Um artigo sobre o assunto já foi publicado em 2009 no periódico Zoology in the Middle East.


.......................................

Conheça-nos melhor ! veja um filme lindo, profissional, produzido em um de nossos locais de estudo no sul do Brasil. Clique aqui.

 

Expedição para todos


Expedições à Floresta Atlântica
e Amazônia Brasileira

Expedições de pesquisa

Atualmente nenhuma expedição está programada, mas verifique os relatórios anteriores no link 'Download' (a esquerda).

Também clique aqui para ver as fotos da expedição de 2015 ao Amazonas (Rondônia) no facebook.

Projeto Puma participa de uma rede de informação que objetiva divulgar e melhorar o protocolo para avaliação de áreas com alta prioridade para conservação dentro de florestas manejadas para produtos madeireiros e não-madeireiros (High Conservation Value Forests- HCVF), e oferece consultoria nesta área. Além disso, atua também na comercialização da castanha-do-Pará como forma de fomentar o manejo sustentável.

Pesquisa: Pesquisa em áreas manejadas.

Serviços: Avaliação de hábitats • certificação florestal • Forest Stewardship Council (FSC) • comercialização de castanhas-do-Pará

Resultados científicos: Publicação aceita no periódico Environmental Management - Mosaics of exotic forest plantations and native forests as habitat for pumas Relatórios de HCVF.

Manejo de recursos e
certificação florestal


Manejo de Altos Valores de Conservação (HCV) com participação comunitária na Amazônia

Manejo a nível de espécie
e de paisagem


Plano de Manejo da Reserva Biológica do Sassafrás

Diretrizes de conservação e manejo devem ser propostas a nível local, considerando condições particulares de cada região.

O Projeto Puma avalia e propõe ações de manejo para espécies e para áreas protegidas.

Serviços: Abordagem amostral e monitoramento de mudanças na paisagem • Planos de manejo para áreas protegidas • Consultoria ambiental

Resultados científicos: Publicações científicas em periódicos locais Biotemas e Natureza & Conservação.

Projeto Puma tem participado ativamente no ensino a nível de graduação e pós-graduação.

Estabeleceu-se parceria com a Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) para ensino de Ciências Biológicas e principalmente na elaboração e execução de um curso de pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Manejo Ambiental.

Serviços: Ensino e elaboração de cursos de graduação e pós-graduação.

Resultados científicos: Publicações científicas em periódicos locais em parceria com estudantes.

Educação superior

Universidade no sul do Brasil. Ver detalhes em www.uniplac.net.


Contato |   Quem somos  |   Home   |   Expedições