&

Home
______________________________
Espécies
&&Puma
&&Onça-pintada
&&Tigre
&&Biodiversidade geral
______________________________

Expedições
______________________________

Download
______________________________

Indonesia (abril 2009): 'Eyes on the Forest' e Projeto Puma

Eyes on the Forest declarou que expedições organizadas pelo Projeto Puma irão beneficiar os esforços de conservação em Sumatra.
Eyes on the Forest é uma coalisão de três organizações ambientais de Riau, Sumatra:: WWF Indonesia's Tesso Nilo Programme, Jikalahari ("Rede de Resgate Florestal em Riau") and Walhi Riau (“Amigos da Terra Indonésia).
A natureza investigativa desta coalisão gera informações chaves e atualizadas sobre o estado das florestas da Indonésia, denunciando desmatamentos e suas consequencias. Recentemente demonstrou a crescente morte de pessoas por ataques de tigre em razão dos desmatamentos causados pela Asia Pulp & Paper (APP) e sua companhia associada, Sinar Mas Group (SMG).

Participe da
expedição do tigre

Clique aqui

 

Presas principais
do tigre
Fotos de armadilhas fotográficas



Sambar
Cervus unicolor


Macaco-rabo-de-porco
Macaca nemestrina


Javali
Sus scrofa


Veado camundongo
Tragulus javanicus


Anta da Malásia
Tapirus indicus

Tigre de Sumatra

Um tigre de Sumatra 'capturado' em uma armadilha fotográfica.
Copyright WWF Indonesia.

Estes são os últimos tigres sobreviventes em ilha. Em nenhum outro lugar a crise que afeta os tigres é mais evidente que na Indonésia, o maior arquipélago do mundo. A Indonesia é um paraíso esquecido com mais de 17.000 ilhas.

Indonesia uma vez abrigou três das oito subespécies conhecidas de tigre. Em duas dessas, entretanto, Bali e Java, o tigre já desapareceu para sempre. Diferentemente do que é comumente divulgado, nem todas as boas intenções e esforços de muitas organizações nacionais e internacionais tem sido suficientes para mudar esta situação. O tigre de Sumatra é considerado atualmente como Criticamente Ameaçado, e seu futuro será similar ao dos outros se não agirmos agora.

O desmatamento (um dos maiores do mundo), perseguição do tigre para carne e ossos (para a medicina Chinesa), e ataques de tigre às pessoas, são alguns problemas que os dificultam a sobrevivência dos tigres.

Nós estamos organizando um projeto de pesquisa sobre os tigres de Sumatra. Esforços mundiais até agora não tem sido suficientes para impedir o declínio da espécie. Você pode juntar-se à nossa expedição de conservação para tentar mudar isto..

...................................................................

Questões sobre a conservação do tigre de Sumatra

A conservação é efetiva apenas quando a comunidade participa. O preço atraente de parte do corpo do tigre e a ameaça que representa para as pessoas, entretanto, dá pouca razão para que as pessoas da região protejam a espécie. Um estudo conduzido pelo Projeto Tigre de Sumatra no Parque Nacional Way Kambas identificou que os habitantes das vizinhanças perceberam poucos benefícios advindos do parque, o que pode bem representar a atitude das comunidades locais em outras áreas de Sumatra, relatando que 'a menos que estas questões sejam resolvidas, conflitos entre o parque e os moradores devem aumentar e minar os esforços para proteger os últimos tigres do sudeste de Sumatra (Nyhus et al., 1999). De fato, a caça ilegal ao tigre não tem mostrado sinais de redução em Sumatra (Shepherd and Magnus, 2004), e pequenas populações de tigres, as quais são maioria em Sumatra, são vulneráveis mesmo se poucos indivíduos são removidos a cada ano (Linkie et al., 2006).

Similarmente, demonstrou-se que a densidade de tigres é positivamente relacionada com a de sua presa (Karanth e Stith, 1999), e o declínio numérico de presas podem frequentemente ser um fator mais importante que a perseguição direta para levar populações de tigres à extinção (Karanth et al., 2004). Estratégias eficientes de conservação dos tigres precisam então levar em conta a conservação das presas dos tigres. As comunidades devem de alguma forma perceber os benefícios de proteção também das espécies de presas dos tigres.

Nossas expedições vão procurar envolver-se nestas questões de conservação ao promover a pesquisa a campo grantindo que pessoas de todo o globo participam pelo valor que o tigre representa, de maneira que dados importantes sejam coletados enquanto se demonstra às populações locais que a presença do tigre pode trazer benefícios sócio-econômicos.

Karanth, K. U. and B. M. Stith. 1999. Prey depletion as determinant of tiger population viability. Pp. 100-113 in Riding the tiger – tiger conservation in human-dominated landscapes (J. Seindensticker, S. Christie, P. Jackson, eds.). Cambridge University Press, Cambridge.

Karanth, K. U.; Nichols, J.D.; Kumar N.S.; Link, W.A.; Hines, J.E. 2004. Tigers and their prey: Predicting carnivore densities from prey abundance. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS), 101 (14): 4854-4858.

Linkie, M.; Chapron, G.; Martyr, D.J.; Holden, J.; Leader-Williams, N. 2006. Assessing the viability of tiger subpopulations in a fragmented landscape. Journal of Applied Ecology 43: 576–586.

Nyhus, P.J., Sumianto and Tilson, R. 1999. The tiger – human dimension in southeast Sumatra. Pp 144-145 in Riding the tiger – tiger conservation in human-dominated landscapes (Seindesticker J., Christie S., Jackson P., eds.). Cambridge University Press, Cambridge.

Sanderson, E; Forrest, J.; Loucks, C.; Ginsberg, J.; Dinerstein, E.; Seindesticker, J.; Leimgruber, P.; Songer, M.; Heydlauff, A.; O'Brien, T.; Bryja, G.; Wikramanayake, E.; Klenzendorf, S. 2006. Setting Priorities for the Conservation and Recovery of Wild Tigers: 2005–2015. WCS, WWF, SMITHONIAN, STF. New York – Washington, D.C 206pp. Download. 22,7 MB.

Shepherd, C.R. and Magnus, N. 2004. Nowhere to hide: The trade in Sumatran Tiger. TRAFFIC Southeast Asia. 108pp. Download. 935 Kb.

NOTÍCIAS

Jornal da GTI n6 - um ano depois da cúpula do tigre

**************

O tigre 'Putri' relocado no Parque Nacional Sembilang no sul de Sumatra
August 03, 2011

Esta semana a empresa Asia Pulp & Paper (APP) publicou um vídeo no youtube sobre a relocação de um tigre de Sumatra com a sua participação, uma tentativa de expressar o comprometimento da empresa com a conservação da natureza. Esta ação é no mínimo controversa, pois a APP é tida por muitas NGOs locais e globais como destrutora das florestas de Sumatra para seus plantios, e teve sua certificação FSC revogada. Apesar disto, Aida Greenbury, Diretora de operações da APP e seu grupo estão tentando ser convincentes sobre suas ações conservacionistas.

*********** 

Tigresa e seus filhotes filmados pela primeira vez
em Sumatra central pela WWF/ PHKA

***********

Hábitat de tigre

Nestle e Unilever boicotam o óleo de palma da Indonésia
Março 18, 2010

Companhias de óleo de palma são conhecidas por converter as florestas da Indonésia em plantações de palma. Um esforço do Greenpeace convenceu companhias internacionais da necessidade de boicotar este produto, balançando as companhias de óleo da Indonésia. Agora o Greenpeace quer a adesão dos fornecedores da Nestle.
Jakarta Globe.

O Instituto Rótulo Ecológico da Indonésia foi solicitado a parar de certificar companhias com o selo de Manejo Sustentável de Florestas para companhias que estão convertendo florestas nativas
Bogor, Fevereiro 9, 2009.

Duas NGOs nacionais, Forest Watch Indonesia (FWI) e Telapak, invocaram a Indonesian Ecolabel Institute (LEI) a parar a certificação com o Sustainable Management of Forest Estate (PHTL) para a empresa Industrial Timber Estates (HTI), a qual converte florestas naturais ou drena ecossistemas lacustres durante suas operações. Leia mais.

...................................................................

Alguma esperança para redução do desmatamento das florestas úmidas da Indonésia, lar do tigre de Sumatra
Novembro 19, 2009

O governo da Indonésia suspendeu temporariamenteThe Indonesian government today a licença da empresa papeleira Asia Pacific Resources International Holding Limited (APRIL) por descaracterizr uma área de floresta e de área lacustre em Sumatra, diz Greenpeace.

Além disso, membros da Mesa Redonda para o Óleo de Palma Sustentável (RSPO), uma iniciativa para desenvolver critérios para melhorar a performance ambiental das plantações do óleo de palma, concordaram em declarar o ecosystema de Bukit Tigapuluh em Sumatra como sendo uma 'área de alto valor de conservação', a mesma área que o Projeto Puma pretende desenvolver seu projeto para estudar os tigres de Sumatra.

...................................................................

Tigre resgatado de caçadores na Malásia morre pelas feridas
Outubro 29, 2009

Caçadores usam laços (cabos de aço) para capturar animais silvestres. Quanto mais o animal se debate para livrar-se, mais o laço aperta. Esta parece ser uma situação bem comum. Em Sumatra, um tigre de três patas foi recentemente fotografado em estado silvestre, uma vítima que sobreviveu a esta armadilha mortal.

Clique aqui para mais informação.

...................................................................

O Esquadrão de Elefantes Voadores da WWF participa
do dia global para ação climática


Outubro 26, 2009

Riau, Sumatra central, Indonesia – Quatro elefantes adultos e dois filhotes do Esquadrão de Elefantes Voadores da WWF juntaram-se em 24 de outubro de 2009 na província de Riau para carregar faixas pedindo proteção urgente para as florestas remanescentes de Sumatra. Riau tem uma das taxas de desmatamento mais rápidas do mundo, ameaçando algumas das espécies mais ameaçadas do planeta, incluindo o tigre e o elefante de Sumatra. Clique aqui para mais informações.


Contato |   Quem somos  |   Home   |   Expedições