&

Home
______________________________
Espécies
&&Puma
&&Onça-pintada
&&Tigre
&&Biodiversidade geral
______________________________

Expedições
______________________________

Download
______________________________

 

Presas principais da onça
Fotos tomadas com armadilhas fotográficas


Cateto
Pecari tajacu


Queixada
Tayassu pecari


Capivara
Hidrochoerus hidrochaeris

As onças-pintadas estão em situação crítica no Brasil. Nós descobrimos que a espécie desapareceu em uma velocidade alarmante de um grau de latitude a cada dez anos da Mata Atlântica Costeira do sul do Brasil nas últimas cinco décadas. Veja o artigo científico original resultante de nossa pequisa. Esta é a razão pela qual as Expedições de Conservação foram iniciadas, para trazer pessoas de todo o mundo para ajudar a conservação da espécie. Agora a Floresta Amazônica está sob pressão severa em razão da construção de rodovias que permitem acesso a zonas antes remotas.

As Expedições de Conservação estão inseridas no Programa Território Indomado, que iniciou em 2006. As expedições são conduzidas anualmente para mapear as áreas principais de distribuição das onças e levantar o seu status de conservação. Desde sua concepção, o projeto já produziu vários relatórios a partir dos dados coletados com a ajuda de participantes que se unem a nós na pesquisa de campo (veja o último relatório).

O Projeto Puma desenvolvou expedições para duas áreas da Mata Atlântica, e agora está iniciando uma para a Floresta Amazônica.

A expedição à Mata Atlântica está localizada em uma área na qual as onças-pintadas tem agora uma probabilidade baixa de sobrevivência a longo prazo. De fato, estima-se que menos de 250 onças-pintadas vivam neste ecossistema. Na Amazônia a onça ainda é relativamente comum, mas a situação está mudando rapidamente. A expedição à Amazônia está localizada em um área na qual as onças-pintadas ainda tem uma probabilidade de sobrevivência a longo prazo (veja figura abaixo).

Probabilidade de sobrevivência da onça-pintada em diferentes regiões. De Sanderson, E. W., Redford, K. H., Chetkiewicz, C.-L. B., Medellin, R. A., Rabinowitz, A. R., Robinson, J. G. and Taber, A. B. (2002), Planning to save a species: the jaguar as a model. Conservation Biology, 16: 58–72.


Contato |   Quem somos  |   Home   |   Expedições